Disciplina Positiva: Gentileza e firmeza ao mesmo tempo

Ao contrário do que muita gente pensa, faz parte da Disciplina Positiva sim (e muito!) dar limites aos filhos. Educar positivamente não é deixar a criança fazer o que quiser, a hora que quiser, está muito longe disso! A diferença é o “como” dar limites, porque está claro que eles devem existir.

Jane Nelsen, autora do livro “Disciplina Positiva”, diz que um dos pilares da Disciplina Positiva é corrigir, conduzir e direcionar a educação dos filhos com firmeza e gentileza simultaneamente. Você pode negar algo a seu filho ou impedir que ele faça alguma coisa de maneira gentil, sem gritar, bater ou humilhar, mas sendo firme. O que não pode, não pode mesmo e acabou. Mas a sua maneira de comunicar isso pode sim ser gentil.

E você, já tentou dar limites ao seu filho de forma gentil, validando os sentimentos dele e – ao mesmo tempo – sendo firme nas suas decisões? Que tal praticar?

Cadastre-se na nossa Lista VIP e baixe gratuitamente o e-book SOS Disciplina Positiva: novas ideias para antigos desafios na educação dos seus filhos.

Juliana Cidade

Juliana Cidade Cardoso é mãe de dois meninos, psicopedagoga e educadora parental certificada em Disciplina Positiva pela Positive Discipline Association. Atua como consultora de educação positiva através de atendimentos presenciais em grupo (Rio de Janeiro) e individuais online. Ministra cursos, palestras e workshops sobre Disciplina Positiva.

Website: http://www.universodascriancas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.